Integração Web Service

Um Web Service é uma aplicação lógica programável acessível via protocolos Web. O Web service do MGV7 também funciona com o Windows Communication Foundation (WCF) que é um framework para construir aplicações orientadas a serviços. Usando WCF, você pode enviar mensagens assíncronas de um serviço a outro. Este serviço pode ser parte de um serviço hospedado no ISS ou pode ser um serviço hospedado em uma aplicação. O serviço pode ser um cliente de um outro serviço que busca dados de outro serviço. As mensagens podem ser simples caracteres ou palavras mandadas em XML, ou dados complexos, como stream de dados ou dados binários.

Configuração:

Após habilitar o uso do WebService na opção "Definir funcionalidades e cadastros disponíveis", no painel de controle será exibido o ícone "Configuração da integração com WebService".
Ao abrir a janela, é necessário definir:

Para informações sobre os métodos existentes, consulte aqui

Para a utilização do tipo de protocolo HTTP, com chamadas REST , basta no final no link do webservice adicionar a palavra /REST.
Exemplo:
http://192.168.0.1/MGV7_WCF/REST



Como Configurar Protocolo HTTPS

Para realizar a configuração do protocolo HTTPS, é necessário que a máquina possua um certificado digital válido instalado. Esse certificado pode ser auto-assinado ou adquirido de uma autoridade certificadora.
Para criar um certificado digital auto-assinado em um computador com Windows, abra o Power Shell como administrador e digite o seguinte comando, substituindo [INSERIR NOME DO SERVIDOR AQUI] pelo nome do servidor:

$cert = New-SelfSignedCertificate -certstorelocation cert:\localmachine\my -dnsname [INSERIR NOME DO SERVIDOR AQUI]

Isso criará um certificado digital auto-assinado e o instalará no repositório de certificados do computador. Para visualizar o certificado, procure por "Gerenciar certificados de computador" no menu iniciar e navegue até "Certificados - Computador Local" > "Pessoal" > "Certificados". O certificado criado estará listado lá, conforme imagem a baixo:





Com um certificado em mãos, é necessário obter seu thumbprint. Para isso, clique duas vezes sobre o certificado, entre na aba "Detalhes", procure por "Impressão Digital" e copie o valor. Esse valor será utilizado na configuração do WebService. A imagem a seguir mostra um exemplo dessa janela:



Com a impressão digital do certificado digital em mãos, acesse a tela de "Configuração da integração com WebService" e selecione o protocolo HTTPS e preencha o campo "Digital do Certificado" com o valor copiado anteriormente.



Observação: Ao utilizar um certificado auto-assinado, é necessário configurar o client para aceitar certificados não confiáveis. Caso contrário, mensagens de erro como "Error: SSL peer certificate or SSH remote key was not OK" ou "SSL Error: Unable to verify the first certificate" serão exibidas.


Configuração e Utilização de Cada Tipo de Autenticação

Ao ativar a autenticação, todas as requisições feitas ao WebService devem ser autenticadas conforme configurado.
Em todos os casos, com exceção do certificado digital , caso a autenticação não seja feita corretamente, o WebService retornará um erro 401 - Unauthorized.
Caso não seja enviado uma forma de autenticação ou o certificado digital enviado seja inválido, o WebService retornará o erro 403 - Forbidden.