Gestão de Validade dos produtos no MGV7
A configuração da data de validade dos produtos no MGV7 é uma ferramenta de controle e gestão para comercialização de certos produtos perecíveis que podem estar cadastrados entre todos os produtos no MGV7. O Controle da validade dos produtos de uma loja depende diretamente da forma como é configurada a data de validade do mesmo no MGV 7. Os produtos podem ser configurados no MGV7 de três formas diferentes: "Com Data de Validade", "Sem Data de Validade" ou com a "Data de Validade Solicitada ao Operador da Balança". Para a configuração é necessário seguir os pré-requisitos a seguir:
Primeiramente, caso a funcionalidade de "Rastreabildade de produtos vencidos" não esteja ativada no Painel de Controle do MGV7, é necessária a ativação (veja aqui como habilitar as funcionalidades no MGV7).
A Gestão da data de validade do MGV 7 dispõe de algumas funcionalidades que devem ser configuradas para melhor atender cada necessidade. Na tela principal da Loja do MGV7, clique no menu "Configuração", localizado no
canto inferior esquerdo da tela. Em seguida, seleciona a aba "Controle de Validade" para acessar as configurações relacionadas à gestão da validade
Para a configuração individual de cada um dos campos disponíveis na tela:
Obs.: Quando um produto é cadastrado sem data de validade, o mesmo não será gerenciado através da ferramenta de gestão de validade.
Caso a opção “Solicita data ao invés de dias de validade” não seja selecionada (conforme indicado na tela acima), os dias da validade do produto serão solicitados no momento da comercialização, ao invés da data de validade do mesmo.
Obs.: Para utilizar esta função, a flag “Solicita a validade na balança” deverá estar ativada, conforme exemplo exibido na "Tela de Cadastro de Itens":
É possível realizar a intregração entre o MGV7 e o ECF-PDV para a gestão de validade. Para isso é necessário acessar a "Tela de Configuração" e selecionar a aba "Controle de Validade". Será possível notar a presença dos seguintes campos:
Com as configurações acima realizadas, clique em “Salvar” para finalizar as configurações de integração.
O próximo passo a ser executado é realizar a configuração da composição do código de barras padrão "Code 128" para a Gestão da Validade. Para isso, ainda na tela de configuração do MGV 7, clique na aba “Loja”. Será exibida a tela a seguir:
Ao final das configurações, clique sobre o botão "Salvar" e em seguida em "Sair". As configurações da composição do código de barras padrão Code 128 estarão finalizadas, e adotarão o padrão exibido no passo 3 da imagem acima.
Após a configuração da composição do código de barras padrão Code 128, devemos realizar o envio de uma carga para as balanças da loja. Para isso, seleciona o ícone de "Carga", localizado na tela principal do MGV 7. Será exibida a janela a seguir:
Selecione as informações que deseja enviar para as balanças (é imprescindível que esteja selecionada a opção “Configuração”) e em seguida clique em “Enviar”. Será exibida a tela de aviso com a solicitação de carga com as balanças, onde será possível clicar em "OK" para fechar a janela ou em "Acompanhar" para acompanhar o progresso da carga. Ao final, as balanças receberão as informações enviadas pela carga e estará atualizada, pronta para realizar as transações de vendas.
A Gestão da Validade dos produtos em uma loja tem seu início, propriamente dito, no momento em que é realizada uma transação de venda através de uma balança. A transação realizada é enviada para o MGV7 com as informações de "Data" e "Hora de validade"
(desde que o produto possua validade) juntamente com o número da balança responsável pela operação e o sequencial de pesagem para a rastreabilidade, além das informações básicas da transação.
Além de serem enviadas para o MGV7, estas informações são armazenadas junto aos produtos através de etiquetas auto-adesivas. As etiquetas carregam todas as informações da transação de forma alfanumérica ou através do código de barras,
como por exemplo, a rastreabilidade dos produtos. Veja a seguir os passos para realizar uma transação de venda nas balanças:
Veja a seguir alguns exemplos de formatação do código de barras de transações realizadas nas balanças. Como exemplo, iremos utilizar a comercialização de 1 kg de Presunto Magro à R$ 15,99/kg.
Formatação do Code 128 com data de validade
Quando um produto possui data de validade esta informação é impressa em forma alfanumérica na etiqueta e também no código de barras (Gestão da validade). A informação da data de validade é impressa no código de barras padrão Code 128 no formato DDMMAA.
Formatação do Code 128 sem data de validade
Quando um produto não possui data de validade ou a data de validade utilizada será a informada pelo fabricante na embalagem do produto, esta informação não será impressa na etiqueta e no código de barras. A informação da data de validade será preenchida por zeros no código de barras. Desta forma, não será necessário a gestão da validade deste produto e, portanto, este não será enviado para o MGV7 para a tela de Gestão de Transações.
Formatação do Code 128 com hora de validade
Quando uma etiqueta possui a impressão de "hora", além da "data de validade", esta informação é impressa de forma alfanumérica na etiqueta e também no código de barras. A informação da hora da transação é diretamente associada à data de validade do produto, onde além da data, passa a ser considerada também a hora na validade do produto. A hora de validade é impressa no código de barras padrão Code 128 no formato HHMM.
Formatação do Code 128 sem hora de validade
Quando uma etiqueta não possui a impressão de hora, esta informação é impressa no código de barras padrão Code 128 com o valor de 23h59 no formato HHMM. Portanto, quando não estiver prevista a impressão de hora em uma etiqueta, será considerado apenas a data de validade do produto, ou seja, até às 23h59 do dia de validade do mesmo.
Dos exemplos de transação e formatação apresentados (com exceção do exemplo de configuração "Sem data de validade), todas as transações serão enviadas para o MGV7. Essas informações são enviadas para a tela de "Gestão de Transações" para acompanhamento e gestão da validade destes produtos.
Toda transação realizada através das balanças (configuradas para a Gestão da Validade) são enviadas para o MGV 7 para que o software possa gerenciar a validade dos produtos, além de possibilitar a consulta e alteração de uma transção realizada. Para acessar a tela de Gestão de transações, clique sobre ícone "Validade", presente no menu superior da tela principal do MGV7.
Nesta tela é possível realizar consultas e verificar qual a situação de cada produto cuja transação foi realizada através das balanças. Essas consultas poderão ser realizadas de forma detalhada, mediante utilização dos filtros, localizados na parte superior da tela.
Para realizar consultas detalhadas, selecione o tipo de situação dos produtos que se deseja visualizar, o período desejado e o departamento dos produtos. Caso a flag "Atualizar automaticamente a cada x segundos" esteja selecionada, os produtos serão atualizados na lista de acordo
com o tempo (em segundos) configurado. Caso a flag esteja desmarcada, ao finalizar a configuração do filtro clique sobre o botão "Atualizar" para visualizar os produtos de acordo com as informações configuradas no filtro.
Nesta tela também é possível exportar as informações apresentadas, em formato de tabela, para tabulações posteriores e manipulação das informações. Para exportar as informações, clique em “Exportar”. Em seguida, será exibida uma janela solicitando a indicação do caminho
onde o arquivo será gravado. Selecione o caminho desejado e clique em “Salvar”. O arquivo será exportado no formato .xls e estará disponível no local que foi indicado para salvá-lo, respeitando o seguinte padrão:
Os avisos de vencimento são enviados com base na quantidade de horas para vencer de cada produto. Se configurado para recebermos um determinado tipo de aviso 40 horas antes que o produto tenha sua data de validade atingida, com base na tabela acima, dentro de duas horas receberemos o aviso de vencimento dos seguintes produtos:
Na tela de Gestão de transações, podemos verificar qual a situação de cada produto cuja transação foi realizada pelas balanças. Existem 5 tipos de situações, sendo:
Quando algum produto na loja tem a sua embalagem danificada ou, por algum motivo qualquer, se torna impróprio para o consumo, deve ser alterado o tipo de situação deste produto, informando que o mesmo foi descartado para uma posterior reembalagem (no caso de produtos que tiveram apenas a sua embalagem danificada) ou
retirado das gôndolas e descartado (no caso de produtos que se tornaram impróprios para o consumo).
Para alterar a situação de um produto através do MGV 7, na tela de "Gestão de Transações", clique sobre o produto na lista de transações e em seguida clique sobre o botão "Alterar Situação". Será exibida a tela abaixo:
Nesta janela é informada a situação atual do produto e as opções para a alteração da mesma. Selecione a opção “Descarte genérico” e em seguida clique em “Ok”. Será exibida uma janela de confirmação para a ação realizada. Caso a alteração seja confirmada, será exibida novamente a tela de "Gestão de Transações" com a alteração do tipo de situação do produto selecionado.
Quando um cliente seleciona um produto para sua compra e o leva até o caixa, ao passar o leitor fixo (PDV) sobre o código do produto, é verificado se o produto está dentro do prazo de validade. Caso o produto esteja dentro da validade, é realizada a liberação para a sua compra e o PDV (homologado) informará ao MGV7
(via arquivo texto) que este produto foi comercializado. Neste momento o MGV7 altera a situação do produto para “Comercializado" e registra a data da venda (data da baixa). Caso o produto esteja vencido, será emitido um aviso ao operador de caixa informando que o produto deve ser trocado e descartado, pois teve a
sua data de validade atingida.
Os produtos comercializados permanecerão na tela de Gestão de Transações até que o mesmo atinja a sua data de validade e o tempo configurado para exibição de produtos vencidos. Após esse período, ele deixará de ser exibido, assim como qualquer produto vencido que tenha o prazo de exibição expirado.