Tara pré-determinada
O MGV7 possui a funcionalidade de cadastro de tara. Essa funcionalidade permite que o usuário cadastre um valor fixo ou variável para ser descontado na balança.
Para habilitar o cadastro de tara, o usuário deverá habilitar a flag “Tara”, nas
Funcionalidades do sistema, e a tela será acessível através do Cadastro de itens.
Para ativar a solicitação de tara do item na balança, o usuário deverá habilitar a flag “Solicitar tara na operação” na tela de “Cadastro de Item”.
Esta flag só deverá estar visível caso o usuário habilitar a flag “Permite a solicitação de tara nas balanças”, nas opções avançadas das “Políticas de Segurança”.
O valor Default dessa flag é Ativo.
- Quando sinalizado no item a solicitação de tara na operação, ao chamar o item em questão na balança e não houver tara semiautomática cadastrada, será exibida a mensagem para o operador “ADICIONE TARA” bloqueando
a impressão da etiqueta retornando ao modo de pesagem.
Exemplo: com a balança em 0,000 kg, ou seja, sem tara semiautomática inserida, ao chamar um item que contém a solicitação de tara, a balança exibirá a mensagem “ADICIONE TARA” e o operador deverá repetir a operação.
Se o usuário desejar manter a função tara predeterminada ativada ao ligar a balança, e não permitir que a função seja desativada na operação deverá habilitar a flag “Tara predeterminada permanentemente ativa”, no
Cadastro de Configuração dos Parâmetros das Balanças. O valor Default será False.
Ao clicar em incluir os campos para inclusão de dados de uma nova tara serão disponibilizados. Para realizar o cadastro de tara existem alguns campos obrigatórios, entre eles o campo para o usuário escolher qual
será a opção de cadastro da tara: Tara Variável ou Tara Fixa.
- Tara fixa: Quando selecionado “tara fixa” somente o campo de preenchimento do valor de tara predeterminada deverá estar disponível.
- Tara variável: Quando selecionado “tara variável” deverão ser abertos para edição os campos de tara mínima e máxima permitidas para o cadastro em questão.
Obs: O valor Default no cadastro da tara é: Tara Fixa.
A seguir os modos operacionais com o uso de tara nas balanças:
- Modo normal => quando não associado ao item um valor de tara predeterminada, intervalo de tara ou a solicitação de tara, a operação de inserção de tara semiautomática na balança acontecerá de forma normal, ou seja, sem nenhum controle ou bloqueio na operação.
- Tara predeterminada => quando associado ao item um valor de tara predeterminada, a balança assumirá automaticamente ao chamar o item o valor da tara predeterminada em questão, mesmo se o operador inserir uma tara semiautomática antes da chamada do item, promovendo assim a substituição
automática dos valores sendo a prioridade a tara predeterminada.
Exemplo: inserimos uma tara semiautomática de 0,010 kg na balança e ao chamar o item, que contém associado uma tara
predeterminada de 0,008 kg, a balança automaticamente substituirá a tara semiautomática pela tara predeterminada.
- Tara variável => quando associado ao item um intervalo mínimo e máximo de tara variável, ao chamar o item na balança será realizada uma verificação do valor de tara semiautomática inserida pelo operador. Se o valor de tara semiautomática estiver dentro do intervalo mínimo e máximo,
a operação segue normalmente. Se o valor estiver fora do intervalo, deverá ser exibida a mensagem para o operador “TARA INVÁLIDA” bloqueando a impressão da etiqueta retornando ao modo de pesagem.
Exemplo: se inserida uma tara semiautomática de 0,020 kg e o intervalo de tara variável associado
ao item for de 0,006 a 0,014 kg, será exibida uma mensagem para o operador “TARA INVÁLIDA” e o mesmo deverá repetir a operação.
- Solicita tara => quando sinalizado no item a solicitação de tara na operação, ao chamar o item em questão e não houver tara semiautomática cadastrada, será exibida a mensagem para o operador “ADICIONE TARA” bloqueando a impressão da etiqueta retornando ao modo de pesagem.
Exemplo: com a
balança em 0,000 kg, ou seja, sem tara semiautomática inserida, ao chamar um item que contém a solicitação de tara, a balança exibirá a mensagem “ADICIONE TARA” e o operador deverá repetir a operação.
- Solicita tara + Tara variável => os itens Tara variável e solicita tara descritos acima, poderão ser utilizados simultaneamente, ou seja, a balança verificará se existe tara semiautomática e existindo, verificará se a mesma encontra-se no intervalo determinado.