Configuração da Carga Remota

O que é/para que serve?

A Carga Remota do MGV7 tem como principal objetivo atualizar as informações presentes nas balanças sempre que as mesmas estiverem desatualizadas. Com isso, a cada envio de carga as atualizações (ou então toda a base de cadastros) atuam sob a base de dados presente na balança, facilitando a autenticidade e consistência dos dados.

Além da funcionalidade de Carga Remota, o MGV 7 trabalha com "Carga Manual" e "Carga Automática", onde cada tipo de Carga para a balança possui uma particularidade. Diferente da Carga Manual (onde o usuário seleciona no software quando sente a necessidade do envio de uma carga) ou da Carga Automática (onde é configurado um período para que as informações presentes no MGV7 sejam transferidas para as balanças), a Carga Remota se dá pela importação de arquivos de texto (no formato “.txt”) que contêm os cadastros a serem transferidos. Sendo assim, a cada Carga Remota programada, o sistema importa os arquivos de texto configurados, atualiza sua base de dados e depois transfere as informações para as balanças.

Pré-requisitos

  1. É necessário possuir os arquivos de texto com os dados a serem importados;
  2. Obs.: Para facilitar o processo, é recomendado que, uma vez que o MGV7 possua cadastros, seja realizada uma exportação completa de itens, e os arquivos de texto gerados poderão ser a base de importação para a Carga Remota.


  3. Para o envio de Carga Remota é necessário que as funcionalidades “Carga de Balanças” e “Carga Remota” estejam ativas.

  4. A manipulação de arquivos texto é realizada por serviços do MGV7. Logo, pode ser necessário dar permissão aos serviços referentes ao software para acesso a pastas locais/remotas. Para tanto, consulte o tópico Configurando os serviços do MGV7.

  5. É necessário que as balanças que vão receber a carga estejam configuradas corretamente, e que a comunicação com o MGV7 esteja acontecendo sem falhas.

Como configurar?

Primeiramente, é necessário habilitar as funcionalidades de “Carga de Balanças” e “Carga Remota” no Painel de Controle do MGV7 (veja aqui como habilitar as funcionalidades no MGV7).

Em seguida:

  1. Acessar o ícone “Configurações” na tela inicial do MGV7, e abrir a aba “Arquivos de Texto”;

  2. Em “Padrões de Arquivos”, selecionar qual a nomenclatura dos arquivos de Itens e Fornecedores a serem importados;

  3. Em “Pastas para Importação” selecionar as pastas que contêm os arquivos, as imagens e os sons a serem importados;

  4. Em “Manutenção de dados importados” selecionar as opções desejadas para importação;

  5. Após as configurações, clicar no botão salvar.
  6. carga_remota1.jpg

  7. Após salvar as configurações da aba “Arquivos de Texto”, selecionar a aba “Carga Remota/MT1”. Selecionar uma opção no groupbox “Opções de Comunicação”:

  8. Selecionar uma opção desejada para a transmissão da carga no groupbox “Opções para a carga das Balança”:

  9. Em “Agendamento da Execução”, configurar os horários em que a Carga Remota acontecerá, indicando o início e o término da operação;

  10. Em seguida, selecionar se a Carga Remota deverá utilizar um “Arquivo de Sinalização”. Caso a opção seja preenchida, será necessário a criação de um arquivo de sinalização na pasta onde os arquivos a serem importados estarão, e deverá ser nomeado como “ARQSOK.txt”;

  11. A próxima caixa de seleção oferece a opção de “Transmissão Simultânea”. Caso preenchida essa opção permite que a Carga Remota se dê ao mesmo tempo a todas as balanças cadastradas (do contrário, a carga seguirá a ordem por código do cadastro);

  12. Selecionar o computador responsável pela carga, inserindo o IP do computador onde o MGV7 está instalado;

  13. Salvar as configurações realizadas.
  14. carga_remota2.jpg

  15. Após o término das configurações, O MGV7 deverá iniciar uma importação dos arquivos da pasta e após isso iniciar a Carga Remota, dentro do período configurado. Será possível acompanhar o envio da Carga Remota através do Monitor MGV7, onde ficará evidenciado o status de “desatualizada” da balança antes e durante o envio da carga, alterando para “atualizada” ao final do processo.
  16. carga_remota3.jpg


    carga_remota4.jpg

  17. Ao final do envio da Carga Remota, os arquivos de texto disponibilizados para a importação na pasta, deverão ser convertidos para o formato “.BAK”.
  18. carga_remota5.jpg

Configurar Carga Remota com Arquivo de Texto para Carga nas Balanças

A Carga Remota também pode acontecer através da importação de um arquivo de configurações chamado "BALCARGA.TXT", permite selecionar quais balanças serão atualizadas e quais informações serão enviadas para as mesmas. Ao utilizar esse método, é realizada a importação do arquivo de configuração e enviada a carga conforme configurado no arquivo com os próprios cadastros da base de dados do MGV7. É necessário habilitar a opção “Inibir Comunicação” para utilizar o arquivo corretamente e não ficar disparando carga remota.
Para realizar a carga via o arquivo texto, realizar os passos:

  1. Criar o arquivo "BALCARGA.TXT" manualmente, na pasta configurada para importação de arquivos (Configurações-> guia “Arquivos de Texto”).
  2. Configurar o arquivo texto com os binários. Para maiores informações sobre como configurar cada item do arquivo de configuração, clique aqui.
  3. Acessar o ícone “Configurações” na tela inicial do MGV7, e abrir a aba “Carga Remota/MT1”.
  4. Selecionar a opção "Opções de Comunicação" no groupbox:
  5. Selecionar uma opção desejada para a transmissão da carga no groupbox “Opções para a carga das Balança”:
  6. Em seguida, selecionar se a Carga Remota deverá utilizar um “Arquivo de Sinalização”. Caso a opção seja preenchida, será necessário a criação de um arquivo de sinalização na pasta onde os arquivos a serem importados estarão, e deverá ser nomeado como “ARQSOK.txt”.
  7. A próxima caixa de seleção oferece a opção de “Transmissão Simultânea”. Caso preenchida essa opção permite que a Carga Remota se dê ao mesmo tempo a todas as balanças cadastradas (do contrário, a carga seguirá a ordem por código do cadastro).
  8. Selecionar o computador responsável pela carga, inserindo o IP do computador onde o MGV7 está instalado.
  9. Salvar as configurações realizadas.