O que significa DLL?


 

      Uma DLL é uma biblioteca contendo um conjunto de funcionalidades ou ferramentas (funções) destinadas a executar atividades específicas. Exemplos:

 

- Comunicar-se com um determinado periférico (impressor, balança, scanner, máquina fotográfica, filmadora, outro programa tipo Excel, Word e outros, etc.).

- Permitir que determinados arquivos possam ser lidos ou interpretados por diversos tipos de programa com as mesmas características (clientes de e-mail, editores de texto ou imagem etc.)

- Permitir que um CDROM, pen drive, HD, disco flexível ou outros se comuniquem entre si e se acessados da mesma maneira, esta comunicação seja transparente para o usuário.

 

      Por conterem funcionalidades (funções) de uso genérico, podem ser utilizadas por diversos programas e somente são levadas para a memória do computador no momento de sua utilização e se vários programas necessitarem das mesmas funcionalidades, somente uma cópia destas é levada para a memória, economizando desta forma recursos da máquina.

     

      Numa analogia com bibliotecas de livros, estes contêm informações úteis (funcionalidades) para diversos fins (programas) e somente são consultados (carregados na memória) à medida em que tais funcionalidades se façam necessárias. Se alguma funcionalidade (função) for solicitada por diversas pessoas (programas) simultaneamente, melhor seria colocá-las em cartazes para que todos pudessem lê-las a partir de uma única cópia (facilmente implementado em computadores, nem tanto com cartazes...), economizando os recursos disponíveis!

     

      Portanto, a DLL é como uma biblioteca residente no computador, que é consultada cada vez que um elemento de um sistema precisa conversar com outro, ou seja, é como se fosse um interprete multilingue , traduzindo a linguagem de diversas nacionalidades e fazendo todos se entenderem.